quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Arte, Cultura e Cidadania

A Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania, - SBAC, é uma ASSOCIAÇÃO civil beneficente e filantrópica, democrática, de personalidade jurídica, de direito privado, autônoma e sem fins econômicos, voltada a assegurar e ampliar as conquistas sociais do povo brasileiro, reunindo profissionais das artes, cultura, educação, saúde e da comunicação social em suas diversas modalidades, e tendo por finalidade maior, a defesa da ética, da paz, dos direitos humanos, da democracia e da liberdade de informação e expressão, se dedicando integralmente a ASSISTÊNCIA SOCIAL, através da ferramenta das artes, cultura, educação, saúde, comunicação social, defesa civil, civismo, ciências, tecnologia e da cidadania, tendo o reconhecimento de Utilidade Pública e os devidos registros junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A SBAC - Sociedade Brasileira de Arte e Cultura, atua na forma que preconiza o Art. 90 inciso II do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com elaboração e execução de projetos itinerantes desenvolvidos no âmbito do município de Niterói,-RJ. A instituição é conhecida pelo atendimento diferenciado que presta a sociedade, no setor da Assistência Social, contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com programas e projetos psicodinâmicos diferenciados a cada faixa etária, com ênfase na Arte-Educação, Educação em Saúde e Educação Ambiental, aplicados por atividades recreativas, cursos, oficinas, workshops, palestras, seminários, produções musicais, teatrais, cinematográficas, audiovisuais, exposições de artes, passeios culturais, feiras sociais e eventos de promoção à cidadania e qualidade de vida.

Fundada em 15 de janeiro de 1998, a SBAC vem desenvolvendo importante papel na sociedade através da prestação de serviços de Assistência Social, quando, a partir do ano de 2002, deu início ao programa “comunidade ativa”, proporcionando as crianças, adolescentes e jovens das comunidades, gratuidade em cursos de produção audiovisual e cinematográfico, tais como: Criação publicitária para TV; Operação de câmera; Iluminação Cênica; produção de vídeo; roteiro para TV; interpretação televisiva; entre outros que se seguem até a presente data, além das demais ações previstas no programa em tela.

No ano de 2003, a SBAC deu início ao curso de alfabetização de jovens e adultos, em parceria com a Fundação Pública Municipal de Niterói (FME), através do Programa de "Educação Leitura e Escrita". Por iniciativa da própria Instituição, o programa foi abrangido por atividades culturais, com oficinas de reciclagem e palestras sobre as temáticas: Doenças Infecto-contagiosas; O meio ambiente e a qualidade de vida; Saúde da mulher, entre outros, além de cursos, oficinas e produções audiovisuais.

Desde 1998, a SBAC - Sociedade Brasileira de Arte e Cultura, vem realizando relevantes trabalhos na área da Assistência Social, através de projetos sócio-educativos que dão ênfase a Arte Educação, Educação em Saúde e Educação Ambiental.


Para o exercício de 2008, a SBAC irá desenvolver o Projeto "CINEMA NA ESCOLA" para contemplar crianças e adolescentes das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade de Niterói, por meio de Convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com a Fundação Pública Municipal de Educação (FME).

Os trabalhos executados pela SBAC - Sociedade Brasileira de Arte e Cultura, são mantidos mantidos por doações, e contam com parcerias e voluntariado.


Nenhum comentário: